quinta-feira, 22 de julho de 2010

4. O início, ou quase - Sobre magia e janela.

Não comece por aqui, sim? Comece pela Primeira parte






Um dos assuntos mais comentados em velórios é a aparência do morto, a falta de conhecimento que as pessoas tem acerca da morte é a causa desses comentários frívolos. Da mesma forma, muitos mágicos, feiticeiros, bruxos, magos e afins costumam ligar janelas à magia, também pela falta de conhecimento acerca da natureza das janelas.
Magia é magia. Janela é janela. A magia é uma arte complexa, que serve a diversos fins, não cabe a essa breve introdução dissertar a respeito. Janelas são mais simples, seu funcionamento é baseado em ver algo do outro lado de uma parede, e sua natureza é totalmente não mágica.
O mago não sabia disso, O mago entendia muito de morte, ainda mais de magia, porém de janelas ele nada sabia. E para isso ele precisava de João.



O gato vesgo também não entendia muito de janelas, tampouco de magia ou morte, mas sua empatia era admirável. Se tinha uma coisa que o gato vesgo sabia, era compreender outros seres, e ele percebia a frustração do mago. Porque outra coisa que O mago não sabia, mas estava aprendendo, era a desistir. Desistir do jeito que se desiste de deixar a barba crescer, quando ela simplesmente não vai crescer do jeito que você quer. Viajar pelo tempo e pelo espaço não tinha mais como dar certo, não era pra ele, e ele resolveu desistir. Abriria uma maldita janela, e pela janela gritaria para o tempo-espaço dizendo que desistira, estava entregando os pontos, e imploraria para voltar à vidinha que tinha antes. O mago realmente não entendia nada de janelas.


João morria de medo da morte, e isso era tudo que ele sabia a respeito. Ele também não acreditava em magia, mas pelo sim pelo não, ele sempre achou melhor não se meter com gente muito misteriosa. Ele entendia mesmo era de janela, que era uma coisa mais simples, sem grandes mistérios, e é isso que ele ia fazer ali no bar, abrir uma janela. O mago lhe pedira que fizesse, e ele estava mesmo com vontade de fazer uma janela, assim ele ao menos veria se já era noite, e há quanto tempo estava nesse bar.
E foi o que ele fez, uma janela.


O mago esperava que a janela não mostrasse nada, apenas escuridão, pois o bar não estava em lugar algum em que houvesse algo pra se ver, ele vagava perdido pelas fendas do tempo e do espaço. O que ele não sabia é que a janela não tinha absolutamente nada a ver com isso. A natureza da janela era mostrar o que havia do outro lado da parede, e se não havia nada para se ver, alguma coisa tinha de ser criada para que houvesse algo para ver.


E algo se criou. Não que houvesse muita coisa, tudo que se via através da janela era um deserto. Um deserto vazio. Como se tudo que houvesse de neutro e irrelevante no universo tivesse se juntado para formar aquele lugar. O céu não era azul, mas também não era nublado, não tinha sol, mas também não parecia que iria chover, era apenas um céu, ou alguma coisa que estava acima. A terra não era árida, mas também não era irrigada, verdejante, era terra, dura, como se na hora de construir aquele lugar tivessem comprado o piso mais barato e colocado ali. Também não havia horizonte, a terra e o céu, ou aquilo que está no lugar da terra, e aquilo que está acima, onde deveria estar o céu, não se encontravam, apenas aparentavam algum tipo de gradiente no infinito, onde esperava-se ver a linha do horizonte.


O mago constatou que aquela ainda era parte da vingança do Tempo-espaço.
O tempo-espaço realmente não teria misericórdia do mago, caso ele chegasse a lhe pedir alguma coisa, seu trabalho era tomar conta da estabilidade dos universos. E não poderia arriscar liberando o mago novamente.
Mas ele não teve nada a ver com essa história, a culpa foi do mago, que não entendia nada de janelas, e desprezou sua natureza elementar.

Nenhum comentário: